sábado, 13 de agosto de 2011

Passagens, travessias e conexões

Como escrevi em um texto anterior, a vida implica movimento. Estamos em um processo de transformação constante. No entanto, isto também não quer dizer que não possamos ou não devemos voltar atrás. Pelo contrário, resgatar experiências do passado tem o seu valor. Afinal de contas, as coisas que vivemos ontem fazem parte do que somos hoje, tanto como o dia de hoje e o que pensamos para amanhã. Alguma novidade? Nenhuma. Todos nós sabemos disto, consciente ou intuitivamente. Mas nos esquecemos automaticamente na mesma medida em que sabemos. Passado, presente e futuro. Tempos distintos, mas tão próximos. E no meio disto tudo, as memórias; do que foi, e do que ainda nem veio. A trinca que tece o fio da vida.
Mas ao falar disto tudo, não podemos nos esquecer de outros acessórios, e nem por isto, menos importantes. Saudade. Palavra curta, mas de muito significado. E como dizem, sem tradução exata para outras línguas. Um tesouro que é só nosso. Algo que não é concreto, palpável, mas é como se fosse. Pertence a cada um de nós. Bem comum. A saudade é como o passageiro clandestino de carona pelas viagens da memória. Mas nem sempre as paisagens são as mais belas. Questões estéticas a parte, o que importa é o que se traz delas. Aquele que foi, e aquele que voltou da viagem. Pois, ao longo deste caminho precisamos pagar alguns pedágios.
 Inevitável deixar algo para trás para poder seguir. Leve na sua bagagem só aquilo o que for essencial. Diminua o peso daquilo o que carrega com você. E se algo de importante ficou para trás, não se preocupe. A vida está cheia de “achados e perdidos”.  Afinal de contas, as suas esquinas são tantas. Muito simples se perder. Alguns perdem e se perdem em amores, não sabem a quem e como amam; outros mudam de trabalho ou de carreira, uma identidade nova; e outros tantos fingem que mudam, assim como trocam de roupa. Acidentes, encontros, acasos, despedidas. Fluxo incessante. E assim segue o tráfego pelas nuances da vida. Repleto de passagens, travessias e conexões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário